A Terapia Prânica é uma antiga ciência de curar que utiliza o prana, ki, ou energia vital, para curar o corpo físico,mental ou espiritual. Como as antigas ciências, ela é formada por um conjunto de técnicas e por uma filosofia.

O Sistema de Técnicas da Terapia Prânica é uma síntese de saberes e disciplinas ancestrais, trabalhando no campo energético, para acelerar o processo de recuperação ou prevenção de uma doença. Estas técnicas trabalham sobre a base da existência desta energia sutil que faz parte do ser humano e afeta os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.Esta energia é chamada Corpo Bioplasmático, Corpo de energia , Corpo Etérico ou na linguagem popular “Aura”.

Prana é uma palavra sânscrita que literalmente significa força de vida, bio energia invisível ou energia cósmica que mantém o corpo vivo fortalecendo-o e permitindo-o desenvolver todas as suas atividades, mantendo-o no estado de boa saúde.A Terapia Prânica se baseia na estrutura global do corpo humano. O corpo físico do homem é composto de duas partes: o corpo físico visível e o corpo de energia invisível, chamado de corpo bioplasmático. O corpo físico visível é a parte do corpo humano que vemos, tocamos e com o qual estamos mais familiarizados. O corpo bioplasmático é o corpo de energia luminosa invisível que interpenetra o corpo físico visível e se estende para além dele cerca de dez a treze centímetros.

Na Terapia Prânica utilizam-se as mãos para curar, sem tocar o paciente, o Terapeuta Prânico se utiliza de técnicas de reconhecimento de energia vital do paciente, limpeza do campo áurico e dos chakras (onde estão localizados as alterações energéticas causadoras de mau estar, enfermidades e doenças), e a canalização do prana tranferindo-o por meio dos chakras das mãos e dos dedos. Nas palmas das mãos e em toda a aura há centros de energia chamados chakras. O Terapeuta Prânico utiliza seus chakras das mãos para explorar a aura e os chakras do paciente. Essa exploração da aura e dos chakras é necessária para averiguar quais são as partes da aura e quais são os chakras do paciente que então sujos, doentes e bloqueadas. Uma vez feito o diagnóstico, o Terapeuta Prânico utiliza as mãos ou cristais para primeiro limpar e remover os bloqueios físicos, emocionais e mentais da aura do paciente. Depois da remoção da energia suja, doente e estagnada da aura e dos chakras do paciente, se necessário o Terapeuta Prânico energiza a aura e os chakras do paciente, catalisando uma reação bioquímica que acelera várias e várias vezes o processo de auto-recuperação do corpo físico do paciente, ou previne qualquer surgimento de doenças.

A energização da aura do paciente ocorre através da canalização do prana do ar, sol e do solo pela aura do curador para a aura do paciente. Ou seja, o Terapeuta Prânico não utiliza a sua própria energia, mas o prana que está presente no sol, no solo, e no ar. A energização é feita após a limpeza da aura, isso garante que se o paciente tiver algum bloqueio energético e/ou excesso de energia, sua aura não ficará ainda mais congestionada e com mais energia, conseqüentemente, mais doente.

O trabalho da Terapia Prânica é o de equilibrar o sistema energético retirando os bloqueios e acúmulos de energia doente e suja que obstruem a entrada de energia saudável, e a energização por transferência energética, utilizando o prana para reestabelecer o equilíbrio energético, facilitando assim o processo natural de autorecuperação que todo organismo vivo possui e para prevenir e manter um ótimo estado de bem estar geral.

A Filosofia da Terapia Prânica que é seguida pelos Terapeutas Prânicos e Aspirantes a Terapeutas e sem dúvida alguma incentivada aos pacientes baseia-se na Construção de Caráter. A Construção de Caráter é a vivência em todos os momentos da vida de conceitos simples sempre pregados por muitas filosofias e religiões desde o início dos tempos tais como: amor incondicional, perdão inclusive como forma de tratamento as doenças, expressão correta, percepção correta, não matar, não roubar, constância de propósito e não preguiça, bondade amorosa e não mentir e na lei do retorno (o que você fizer aos outros o universo te devolverá).

Onde a Terapia Prânica pode ser utilizada:
• Alívio de Stress,depressão, insônia, esgotamento físico ou mental, doenças psicossomáticas e físicas.
• Melhora na Performance e Concentração
• Melhora e Prevenção de qualquer Doença Física
• Alívio dos Sintomas de Doenças graves ou incuráveis.
• Melhora de Doenças Mentais e Emocionais

O responsável por disseminar a Terapia Prânica no mundo é o Grand Master Choa Kok Sui. ,fundador do Institute for Inner Studies e da World Pranic Healing Foundation, Planetary Peace Movement organizações sem fins lucrativos sediadas nas Filipinas.